Escola de Natuba
Povoado de Natuba, s/n – Vitoria, PE
Email: natubas@hotmail.com, Fone: 81-3557-2017
Projeto Escolar:
“Escritores Mirins”
de Natuba
Vitória, PE
Apresentação:
Este Projeto intitulado “Escritores Mirins”, veio para incentivo dos alunos em sala de aula quanto à leitura e escrita. O mesmo traz a importância para a sala de aula e leva os alunos a valorizarem a literatura infantil, dando ênfase ao que está sendo estudado de uma forma diferenciada e prazerosa.
Justificativa:
É necessário que toda criança, desde o início de sua escolaridade, desenvolva as habilidades as quais são apropriadas a sua idade, como desenvolver a escrita, por exemplo. Eis uma habilidade que vai desde a infância até o resto de sua vida. Este Projeto tem como finalidade maior, dentre tantas, apropriar o uso da leitura e escrita na sala de aula, uma vez que o aluno que compreende o que vê, que faz a leitura do seu próprio mundo, tende a apropriar-se da escrita e dominá-la mais cedo. Há uma grande necessidade nas salas de aula em desenvolver o gosto pela leitura e escrita, daí aproveitamos o uso de materiais que eles gostam muito para servir de exemplos: Os Livros Paradidáticos.
Objetivos:
Geral:
- Desenvolver a leitura e escrita com os alunos participantes do projeto, visando à produção de histórias e apresenta-las em formato de livro infantil.
Específico:
- Narrar histórias com início, meio e fim;
- Sensibilizar a outros com suas narrativas;
- Encadear fatos que tenham uma seqüência lógica;
- Empregar palavras diferenciadas do vocabulário em uso;
- Compreender a esquematização de um livro, desde o autor à sua biografia;
- Escrever histórias e apresenta-las em formato de livro infantil;
- Realizar uma tarde de autografo com os escritores mirins.
Metodologia:
Duas vezes durante a semana, em sala de aula, são realizadas leituras compartilhadas de livros , jornais, revistas, livros paradidáticos, logo após a leitura é aberto um grande debate em sala de aula.
Na sala de aula existe o “ Cantinho da Leitura” os alunos pegam livros para lêem na sala e levam emprestado para ler em casa.Os livros lidos são contabilizados no final de cada mês e divulgados em sala para um maior incentivo entre os alunos.
A cada livro lido, é feita anotação em um cartaz de leitura, fixado em sala de aula.
Após as etapas de: Leitura, debate e visita ao cantinho da leitura, os alunos iniciam suas próprias produções, que são entregue ao professor e repassados ao gestor da escola para posterior digitação e reprodução.
Com os livros devidamente digitados e copiados, organiza-se a tarde de autografo, onde Cada “escritor mirim” recebe uma quantidade das suas produções, autografam e distribuem com os alunos, parentes, amigos e visitantes do evento.
Público Alvo:
Este projeto busca atender alunos matriculados do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, visando atingir às demais séries.
Cronograma:
O referido projeto é realizado de março a novembro. E teve suas atividades iniciados em março de 2009.
As atividades têm desenvolvimento na sala de aula e também em casa onde os alunos se inspiram, escrevem e até ilustram os seus próprios livrinhos.
· Março a junho _ Leitura e produção dos livros pelos alunos.
· Julho e agosto _ Revisão dos livros produzidos, pelo professores e alunos.
· Setembro a novembro _ Digitação, reprodução dos livros e tarde de autógrafos.
Materiais:
Livros paradidáticos, Lápis, borracha, canetas para colorir, lápis de cor, folhas de papel A4.
Avaliação:
Projeto Desenvolvido por alunos do 4º ano da Escola de Natuba, vitoria de santo Antão PE
Professoras: Edite, Fatima e Gabi
Nenhum comentário:
Postar um comentário