sábado, 19 de novembro de 2011

Ambiente Virtual Como Objeto de Investigação.

Ambiente Virtual Como Objeto de Investigação.


Meu ambiente
O lugar onde trabalho é uma escola de pequeno porte, com apenas sete salas de aula. Localizada na zona rural, a escola é única na comunidade.
Com estilo rural ela possui um área externa, onde as crianças brincam durante o intervalo e nos finais de tarde, um alpendre e uma área interna pequena com: 03 salas de aula, 01 cozinha, 01 depósito de material de limpeza , 01 depósito de alimentos, os WC e a secretaria.
Todos os ambientes são muito limpos e organizados. As paredes pintadas de cor salmão e amarelo claro, refletem a luz nos ambiente que são arejados.
No final da tarde e a noite o clima fica cada ainda melhor. O vento sopra suave e ficar no alpendre é um convite a contemplar as crianças divertindo-se no jogo de futebol e outras brincadeiras inventadas.
Embora exista a distancia, a estrada de barro, a poeira a falta de conexão com a internet o local de trabalho é agradável e todas as dificuldades são superadas com a equipe formada por professores, técnico administrativos, cozinheira, auxiliar de serviços gerais e colaboradores. Construímos ao longo dos três anos de convivência, um clima de fraternidade, amizade e solidariedade entre todos. Nosso ambientes é impregnado de humanidade. Estou entre um grupo absoluto de mulheres como comandante da unidade Escolar, e como resposta da maneira correta de gerenciar, todos da comunidade interna e externa, lutam para que continue na gestão, pois o que se escuta de testemunho é de transformação estrutural do prédio e emocional das pessoas com as quais nos relacionamos.
Minhas Perpesctivas
Embora tenha conseguido realizar mudanças estruturais e emocional, com elevação de auto estima, no ambiente de trabalho, as perspectivas de melhorias com relação a ao local onde trabalho, não são as melhores. Mesmo com tanto avanço na melhoria da estrutura e nos números de matricula, a Escola vive um momento de instabilidade entre ser ou não municipalizada. Esse fato tem alterado os ânimos da equipe, que sentem se desabrigadas de apoio institucional, com relação a SEE – Secretaria Estadual de Educação e GRE – Gerencia Regional de Educação, que tratam o assunto isoladamente sem consultar a comunidade escolar. E assim tomam as decisões que afetam vidas humanas com ligação emocional com ambiente trabalho, que ao ser extraído dessa forma abrupta gerará insatisfação e desmotivação profissional.
Tenho movimentado me no sentindo de articular com o município a fim de continuar na gestão e manter a equipe como contrapartida, assim promovendo mais tranqüilidade e qualidade nos serviços que esses profissionais realizam na unidade. Apesar de parecer uma luta inglória, a confiança é geral. E assim buscaremos atingir os objetivos de crescer em número e em qualidade e ser destaque em ações pedagógicas.
Ferramentas virtuais
Percebo que embora as ferramentas possam ajudar em nossas rotinas, é necessário que o usuário faça uso constante e tenha domínio dessa linguagem. Atualmente, tenho apenas o blog, o face e a plataforma moodle como ferramenta de uso tecnológico no apoio pedagógico.
·         Facebook - Particularmente não vejo utilidade do Facebook na melhoria dos resultados em meu trabalho. Tenho utilizado apenas como uma forma divertida de interagir com amigos, conhecidos e anônimos;
·         Blog - Essa é uma ferramenta importante no universo midiático. Através dos blogs, pode se adquirir informações importantes que resultarão em melhoria nos resultados;
·         Twitter – essa é mais uma forma rápida de repassar informações. Através do twitter nossas idéias, reflexões e ideologia chegam a um número considerável de leitores e aficionados em net.
·         Google groups ou grupos do Google, é um serviço gratuito para comunidades online e grupos de discussão. É uma maneira eficiente de se comunicar com grupos de pessoas em uma página da internet ou por e-mail. Nosso email:gestaoeducaional@googlegroups.com
·         Skype- Não utilizo, não sei como utilizar.
·         Ambiente moodle do curso – o ambiente moodle, é uma maneira prática de estudar, sinto dificuldades em dialogar com os demais cursistas já que na maioria das vezes que  não os encontro on line.
Entre as ferramentas apresentadas neste documento, tenho o blog e a plataforma moodle como as mais adequadas para o desenvolvimento do meu trabalho. Mas pra que o grupo possa melhorar se faz necessário um grupo como o que foi criado no Google groups, e uma participação efetiva dos cursistas.

óleo de lorenzo

Apreciação sobre o filme o Óleo de Lorenzo

Percebemos que esta obra nos traz um relato dos conhecimentos teológico, filosófico, empírico e cientifico. Que independente da dedução humana se embasa na pesquisa cientifica para buscar as resposta para seus questionamentos e que isso os instigou a dar continuidade nas suas pesquisas, ajudando os a mudar a realidade.
  "[...] toda pesquisa tem uma intencionalidade, que é a de elaborar conhecimentos que possibilitem compreender e transformar a realidade; como atividade, está inserida em determinado contexto histórico-sociológico, estando, portanto, ligada a todo um conjunto de valores, ideologia, concepções de homem e de mundo que constituem este contexto e que fazem parte também daquele que exerce esta atividade, ou seja, o pesquisador." (PÁDUA, 2000, p.32).
Sob o filme e os métodos de pesquisa utilizada verifica se que sob o viés da metodologia científica constatamos que houve inicialmente o uso do senso comum, e que através dos estudos e deduções foram conseguindo materializar o conhecimento cientifico. Partindo da utilização do método observacional e da prática exploratória Deixam sua posição conformista e assumem uma postura de estudiosos e protagonistas no processo que vai além das deduções empíricas para alcançar o conhecimento científico através dos caminhos metodológicos e fundamentos para o desenvolvimento de uma pesquisa científica.
Para realizar suas pesquisas o casal faz uso de bibliografia. Já que o material pesquisado eram livros, artigos científicos e publicações periódicas. Utilizaram também o estudo de caso e abordagem dedutiva.

Fonte de pesquisa