domingo, 22 de julho de 2012




A OBESIDADE NA VIDA DA GENTE
A vida nem sempre pode ser doce

O cigarro e a juventude
  O ato de fumar está relacionado a
   doenças muito sérias, que podem
     levar à morte precoce

“o fumante, enquanto está fumando,não prejudica só a ele, mas também a quem está do seu redor”

Página

Jornal da Escolda deNatuba
Vitória de Santo Antão, Pernambuco                                                 Ano 2,  Nº 3     —   1º   semestre de 2012

Vitória de Santo Antão, Pernambuco.                                              Ano 2,  Nº 3     —   1º   semestre de 2012



Elizângela Borges

A obesidade é considerada uma doença, que ocorre com o aumento do peso e a produção de gordura no sangue.  Isso acontece quando as pessoas não têm uma alimentação saudável nem fazem exercícios. 
Essa gordura que fica no sangue se transforma em doenças como: as cardíacas (uma pessoa acima do peso faz com que o coração trabalhe mais); hipertensão (um problema comum entre 75% dos obesos); a trombose (que gera várias doenças ligadas ao sistema vascular); apneia (parada respiratória quando estamos dormindo); depressão (problema psiquiátrico que afeta uma grande quantidade de obesos); asma (capaz de provocar fechamento de brônquios); infertilidade e gravidez de risco (causadas pela falta de hormônio); neoplasia (tipo de crescimento de células, que podem ser benignas ou cancerígenas); colesterol alto (traz o acúmulo de gordura, dentro dos vasos e pode causar entupimento e infarto) e diabetes tipo 2 ( quando falta insulina e a glicose fica alta, gerando cegueira e
gangrena nos membros superiores e inferiores, levando a perda dessas partes do corpo).
A obesidade é considera uma doença perigosa, temos que cuidar da nossa alimentação e fazer exercícios físicos sempre para mantermos a nossa saúde e evitar consequências tão sérias.








Jaqueline da Silva
   
          A gravidez na adolescência está se tornando um acontecimento cada vez mais comum. Muitas jovens começam sua vida sexual muito cedo e ficam grávidas antes da hora, o que causa muitos problemas para a saúde e a vida econômica da mãe e do bebê.
Mães adolescentes morrem mais na hora do parto, do que as mães que não são adolescentes.  Muitos bebês, filhos de adolescentes, nascem com deficiência mental e física. Tudo isso, porque uma adolescente não tem as condições físicas ideais para levar uma gravidez adiante.
Como se não bastasse, bebês de mães adolescentes estão mais sujeitas a adoecer ou sofrer acidentes, pois essas mães não estão preparadas para cuidar de um bebê e nem de uma família. Deveriam estar na escola, preparando um futuro melhor para si.
Mais da metade dos adolescentes entre 15 e 18 anos estão matriculados nas escolas brasileiras, contudo cerca de 18% estão fora dela. Segundo informações do Ministério da Educação, um terço das jovens nessa faixa etária, que estão fora da escola, já são mães.
 Segundo elas dizem, sentem vergonha e cansaço, por isso abandonam os estudos logo nos primeiros meses de gravidez. As que continuam a estudar, quando chega mais perto do nascimento do bebê, acabam parando também e depois, quando já são mães, os cuidados com o bebê dificulta ainda mais o seu retorno à sala de aula.
A maternidade é um momento bonito para a mulher, mas é preciso maturidade para escolher o momento certo e garantir saúde e boas condições de vida para si e para o bebê.























Jornal da Escola deNatuba
Vitória de Santo Antão, Pernambuco                                                 Ano 2,  Nº 3     —   1º   semestre de 2012

Vitória de Santo Antão, Pernambuco.                                              Ano 2,  Nº 3     —   1º   semestre de 2012



O JORNAL DE NATUBA VOLTOU
Depois de um ano sem publicação, o projeto do jornal de Natuba foi retomado e volta com cara nova em sua primeira edição on-line


Profª Cinthya Tavares
   O ano de 2010 marcou o lançamento do jornal da nossa escola. Os primeiros passos para a concretização de um projeto, que nasceu do sonho do nosso gestor. Sem fins lucrativos e sem patrocínio fixo, apenas o número um foi distribuído entre os estudantes, enquanto o número dois acabou engavetado. O projeto então parecia ter chegado ao fim. O ano de 2011 não contou com nenhuma produção. Só à chegada de um laboratório de informática e de acesso à internet em nossa escola garantiram a reativação do Jornal da Escola de Natuba, como o chamamos.
          Afinal, sem maiores custos, é possível utilizar o laboratório da escola para produção e revisão dos textos e o acesso à internet para pesquisa e captura de imagens. Além de fazermos uso das ferramentas disponíveis na própria rede para editar e divulgar nosso jornal, que reinicia suas atividades neste primeiro semestre de 2012 tendo como executores todos os estudantes da 8ª série, responsáveis diretamente pela elaboração de: pesquisa de conteúdos, entrevistas, produção de texto, reescritura de texto, digitação, layout, seleção de imagens, fotografia e exposição on-line.
          Os temas das nossas reportagens foram pensados para trazer mais informação aos nossos jovens, seus familiares e toda a comunidade.
   Assim como nossas seções de notícia desejam deixar a todos bem informados.
          Esperamos que o número três do nosso jornal agrade a todos e que, no próximo número, tenhamos os temas sugeridos por vocês leitores apresentados neste espaço. Para isso, entrem em contato com nossa redação e enviem um e-mail com suas sugestões.
   Lembrem-se de que o Jornal da Escola de Natuba foi criado para que todos que fazem a comunidade e a Escola possam dele usufruir.









Objetivos do Nosso Projeto 
·Motivar a leitura de fruição entre estudantes, familiares e comunidade do entorno escolar;
·Estabelecer a prática da produção textual atrelada a situações reais;
·Preparar os estudantes para a leitura e a escrita reflexiva e crítica;
·Aprimorar os conhecimentos linguísticos
·Construir uma maior interação entre escola e comunidade escolar;
·Garantir o acesso à cidadania através da inclusão dos estudantes e da comunidade nos debates de temas importantes, tanto para a comunidade como para a nação, temas estes que estarão sempre presentes no jornal da escola.
·Realizar a inclusão digital

Ano 1, Número 2  -  2 º semestre de 2010

Alunos da 8ª série usam o laboratório de informática para relançar o jornal da Escola de Natuba


A escola de Natuba não deixa nenhuma comemoração passar em branco. Prova disso são os festejos de Carnaval, Páscoa e Dia das Mães neste ano de 2012.

A comemoração do Carnaval foi realizada no dia 10/02 com a participação de orquestra de frevo para o divertimento dos alunos. Houve ainda distribuição de lanche e banho de mangueira.

A Páscoa é outra data muito importante, pois celebra a ressurreição de Cristo. Em nossa escola ela seguiu a tradição e foi marcada pela distribuição de muito chocolate.

O Dia das Mães aconteceu no dia 11 de abril e teve a participação de Filomena na entrega de brindes. Foi servido um saboroso café da manhã para mães.

Todos nós estamos aguardando a próxima comemoração, que é a do São João e ocorrerá no próximo dia 22 de junho e terá a apresentação de quadrilha estilizada, comidas típicas e muito forró. Não percam!



 














          Informativo

Alex Lima
Elisandra Nascimento e
Rafael Vicente





Patrocínio


Filipe dos Santos
Gabriela dos Santos
Roberto Lima e
Keliane Oliveira.

    
      A Escola de Natuba decidiu fazer parcerias para oferecer ainda mais para os seus alunos e para a nossa comunidade. São nossos parceiros: Faintvisa; Kraft Foods; Curso de Nutrição da UFPE, CAV; Unidade Básica de Saúde de Natuba, Secretaria de Ação Social e a Compesa.
     A parceria com a Faintvisa (Faculdade Integradas da Vitória) começou já há algum tempo. A instituição deu bolsas de estudos para o primeiro colocado do Ensino Fundamental Maior nos anos de 2010 e 2011, além de ter patrocinado vários eventos realizados em nossa escola.
     Outra parceria vem do Curso de Nutrição da UFPE, CAV, que ofereceu a nossa comunidade orientação para o desenvolvimento de hábitos saudáveis, além de ter ministrado uma oficina de economia doméstica para o reaproveitamento dos alimentos.
     Quanto à Kraft Foods (uma indústria de produtos alimentícios), localizada em Vitória, ela deu os recursos para a coberta do pátio externo.
     Já a Unidade Básica de Saúde e a Secretaria de Ação Social estão sempre orientando a comunidade com suas palestras, que trazem informações que nos beneficia, como: orientação sobre os males da obesidade, das drogas e o ganho de uma alimentação saudável, etc. Além disso, são muitas as ações promovidas por elas, como: aplicação de flúor, corte de cabelo e informações sobre programas do governo.
    Outro parceiro importante é a Compesa, graças a ela, alunos do Ensino Médio farão estágio remunerado em empresas terceirizadas. Podemos ainda contar com o serviço de carro pipa para o abastecimento desta escola.
     É muito bom saber que todas essas empresas e instituições colaboram com nossa Escola.
         Obrigado!!!!!!!!!!!!!!