segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

FORMATURA TRAVESSIA 2011

A Escola de NATUBA, realizou sua primeira formatura do TRAVESSIA Fundamental.
Foi um noite linda, cheia de emoção e muito brilho.

A nossa Escola ficou transformada com a Decoração








Momentos inesqueciveis para todos que fazem essa unidade de ensino brilhar cada dia mais....
Muito obrigado!!!

sábado, 3 de dezembro de 2011

Felicidade

O ano letivo já está acabando, UFA!!!

As mesmas palavras serão repetidas...Boas festas!, Feliz Ano novo!!...saúde, paz, felicidade.. 
enfim, encontros de amigos novos e antigos farão suas confraternizações.


 Para muitos esses momentos tem um tom de despedida, outros não fazem questão de estarem presente para compartilhar e refletir um ano de vivencia e de relações interpessoais que são fundamentais para um bom funcionamento da Escola.
 
  É natal! " a festa critã, do rico do pobre..."

É natal ! " para o branco ou para o negro..."

É natal para todos os seres que celebram a vida.



É natal e neste Natal, desejo de presente de papai Noel uma Escola com essa equipe em forma de Time..uma Escola ESTADUAL. 

Desejo dias tranquilo para todos que fazem a Escola de NATUBA, Feliz muitos dias em nossa Escola... 




sábado, 19 de novembro de 2011

Ambiente Virtual Como Objeto de Investigação.

Ambiente Virtual Como Objeto de Investigação.


Meu ambiente
O lugar onde trabalho é uma escola de pequeno porte, com apenas sete salas de aula. Localizada na zona rural, a escola é única na comunidade.
Com estilo rural ela possui um área externa, onde as crianças brincam durante o intervalo e nos finais de tarde, um alpendre e uma área interna pequena com: 03 salas de aula, 01 cozinha, 01 depósito de material de limpeza , 01 depósito de alimentos, os WC e a secretaria.
Todos os ambientes são muito limpos e organizados. As paredes pintadas de cor salmão e amarelo claro, refletem a luz nos ambiente que são arejados.
No final da tarde e a noite o clima fica cada ainda melhor. O vento sopra suave e ficar no alpendre é um convite a contemplar as crianças divertindo-se no jogo de futebol e outras brincadeiras inventadas.
Embora exista a distancia, a estrada de barro, a poeira a falta de conexão com a internet o local de trabalho é agradável e todas as dificuldades são superadas com a equipe formada por professores, técnico administrativos, cozinheira, auxiliar de serviços gerais e colaboradores. Construímos ao longo dos três anos de convivência, um clima de fraternidade, amizade e solidariedade entre todos. Nosso ambientes é impregnado de humanidade. Estou entre um grupo absoluto de mulheres como comandante da unidade Escolar, e como resposta da maneira correta de gerenciar, todos da comunidade interna e externa, lutam para que continue na gestão, pois o que se escuta de testemunho é de transformação estrutural do prédio e emocional das pessoas com as quais nos relacionamos.
Minhas Perpesctivas
Embora tenha conseguido realizar mudanças estruturais e emocional, com elevação de auto estima, no ambiente de trabalho, as perspectivas de melhorias com relação a ao local onde trabalho, não são as melhores. Mesmo com tanto avanço na melhoria da estrutura e nos números de matricula, a Escola vive um momento de instabilidade entre ser ou não municipalizada. Esse fato tem alterado os ânimos da equipe, que sentem se desabrigadas de apoio institucional, com relação a SEE – Secretaria Estadual de Educação e GRE – Gerencia Regional de Educação, que tratam o assunto isoladamente sem consultar a comunidade escolar. E assim tomam as decisões que afetam vidas humanas com ligação emocional com ambiente trabalho, que ao ser extraído dessa forma abrupta gerará insatisfação e desmotivação profissional.
Tenho movimentado me no sentindo de articular com o município a fim de continuar na gestão e manter a equipe como contrapartida, assim promovendo mais tranqüilidade e qualidade nos serviços que esses profissionais realizam na unidade. Apesar de parecer uma luta inglória, a confiança é geral. E assim buscaremos atingir os objetivos de crescer em número e em qualidade e ser destaque em ações pedagógicas.
Ferramentas virtuais
Percebo que embora as ferramentas possam ajudar em nossas rotinas, é necessário que o usuário faça uso constante e tenha domínio dessa linguagem. Atualmente, tenho apenas o blog, o face e a plataforma moodle como ferramenta de uso tecnológico no apoio pedagógico.
·         Facebook - Particularmente não vejo utilidade do Facebook na melhoria dos resultados em meu trabalho. Tenho utilizado apenas como uma forma divertida de interagir com amigos, conhecidos e anônimos;
·         Blog - Essa é uma ferramenta importante no universo midiático. Através dos blogs, pode se adquirir informações importantes que resultarão em melhoria nos resultados;
·         Twitter – essa é mais uma forma rápida de repassar informações. Através do twitter nossas idéias, reflexões e ideologia chegam a um número considerável de leitores e aficionados em net.
·         Google groups ou grupos do Google, é um serviço gratuito para comunidades online e grupos de discussão. É uma maneira eficiente de se comunicar com grupos de pessoas em uma página da internet ou por e-mail. Nosso email:gestaoeducaional@googlegroups.com
·         Skype- Não utilizo, não sei como utilizar.
·         Ambiente moodle do curso – o ambiente moodle, é uma maneira prática de estudar, sinto dificuldades em dialogar com os demais cursistas já que na maioria das vezes que  não os encontro on line.
Entre as ferramentas apresentadas neste documento, tenho o blog e a plataforma moodle como as mais adequadas para o desenvolvimento do meu trabalho. Mas pra que o grupo possa melhorar se faz necessário um grupo como o que foi criado no Google groups, e uma participação efetiva dos cursistas.

óleo de lorenzo

Apreciação sobre o filme o Óleo de Lorenzo

Percebemos que esta obra nos traz um relato dos conhecimentos teológico, filosófico, empírico e cientifico. Que independente da dedução humana se embasa na pesquisa cientifica para buscar as resposta para seus questionamentos e que isso os instigou a dar continuidade nas suas pesquisas, ajudando os a mudar a realidade.
  "[...] toda pesquisa tem uma intencionalidade, que é a de elaborar conhecimentos que possibilitem compreender e transformar a realidade; como atividade, está inserida em determinado contexto histórico-sociológico, estando, portanto, ligada a todo um conjunto de valores, ideologia, concepções de homem e de mundo que constituem este contexto e que fazem parte também daquele que exerce esta atividade, ou seja, o pesquisador." (PÁDUA, 2000, p.32).
Sob o filme e os métodos de pesquisa utilizada verifica se que sob o viés da metodologia científica constatamos que houve inicialmente o uso do senso comum, e que através dos estudos e deduções foram conseguindo materializar o conhecimento cientifico. Partindo da utilização do método observacional e da prática exploratória Deixam sua posição conformista e assumem uma postura de estudiosos e protagonistas no processo que vai além das deduções empíricas para alcançar o conhecimento científico através dos caminhos metodológicos e fundamentos para o desenvolvimento de uma pesquisa científica.
Para realizar suas pesquisas o casal faz uso de bibliografia. Já que o material pesquisado eram livros, artigos científicos e publicações periódicas. Utilizaram também o estudo de caso e abordagem dedutiva.

Fonte de pesquisa                                                                        

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Travessia das águas



A água é preciosa para a nossa existencia
e a turma do travessia vai comemorar com insistencia
porque para preservar essa riqueza é sinal de inteligência


A água é fonte de vida é riqueza e sustentação
precisamos que todos tenham essa conscientização assumindo o papel de um verdadeiro cidadão

É preciso cuidar dela para manter nosso plantil,
pois o povo de natuba tambem pertence ao Brasil

Liquido precioso para a vida e para natureza
que nos dá alimento e tambem muita tristeza
com chuvas abundantes destruindo a nossa beleza
mas sabes de quem é a culpa, do proprio homem com certeza.














Texto produzido pelos
alunos do travessia fundamental - 2012
Escola de NATUBA

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Documentário sobre EDUCAÇÃO


A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) lançou documentário sobre o expressivo crescimento dos índices brasileiros no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). O vídeo Strong Performers and Successful Reformers in Education – Brazil (Desempenho consistente e reformas bem-sucedidas na educação brasileira) traz entrevistas com o ministro da Educação, Fernando Haddad, com especialistas e secretários de educação do país.
Acesse o link

http://youtu.be/J09MoqRY5Eg

OCDE lança documentário sobre crescimento do Brasil no PISA



A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) lançou documentário sobre o expressivo crescimento dos índices brasileiros no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). O vídeo Strong Performers and Successful Reformers in Education – Brazil (Desempenho consistente e reformas bem-sucedidas na educação brasileira) traz entrevistas com o ministro da Educação, Fernando Haddad, com especialistas e secretários de educação do país.

Todos traçam o caminho percorrido pelo Brasil até o salto de qualidade no desempenho dos estudantes brasileiros nos testes da OCDE em 2009. Como exemplo, o município de Sobral. A cidade cearense, que apresentava pontuação de 3,2 no índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) em 2005, chegou a 4,4 em 2009. Ou seja, saiu das últimas posições entre as 27 unidades da Federação para o 14º lugar no ranking do país.

No resultado geral do Pisa de 2009, o Brasil cresceu, sobretudo, em matemática — de 334 pontos em 2000 para 386 em 2009. Em ciências, foi de 375 a 405. Em leitura, de 396 a 412. Com esses resultados, aparece entre os três países que mais evoluíram em educação na década.

O documentário da OCDE mostra iniciativas brasileiras que ganharam destaque no cenário internacional, como a criação da Prova Brasil, em 1995, a criação e a divulgação do Ideb, em 2007, e mecanismos de valorização das escolas, com a ampliação da autonomia daquelas que cumprem ou ultrapassam as metas estabelecidas. As escolas com desempenho insuficiente não sofreram corte de recursos, “para não punir a criança uma segunda vez”, como explica o ministro Fernando Haddad.

“A liberdade que demos às escolas e às redes para construir a própria estratégia transformou o Brasil numa espécie de laboratório de boas práticas”, disse o ministro. “Cada estado procura seu caminho à luz de sua realidade e de sua tradição, mas tendo em vista que o objetivo é nacional.”

Além da valorização das melhores escolas, o ministro lembra que o percentual de investimentos públicos em educação chegou, em 2009, a 5% do PIB do país. “Dobramos, em termos reais, o investimento por aluno na educação básica”, destaca. Haddad lembra, no documentário, que o Plano Nacional de Educação estabelece uma meta de progressão salarial para professores, de forma a alcançar a média dos demais profissionais de nível superior do país.

Superação — A educação brasileira evoluiu 33 pontos nos exames do Pisa realizados entre 2000 e 2009. Foi superado apenas pelo Chile (37 pontos) e por Luxemburgo (38). Em 2000, a média brasileira era de 368 pontos, contra 401 em 2009. Na tabela geral, o Brasil está na 53ª posição, depois de superar Argentina e Colômbia, entre os latino-americanos. Ficou 19 pontos atrás do México (49º), 26 do Uruguai (47º) e 38 atrás do Chile (45º).

Foram avaliados os processos educativos de 65 países, 34 deles da OCDE. Fizeram as provas de leitura, matemática e ciências 20 mil estudantes brasileiros nascidos em 1993.

Assessoria de Comunicação Social



Municípios têm prazo até 30 de setembro para aderir ao plano

Diego Rocha

 
A portaria interministerial nº 1.910, dos ministérios da Educação e da Saúde, define prazos para adesão dos municípios ao Programa Saúde na Escola (PSE) no exercício 2011/2012. O programa já atende 1.253 municípios, que terão prazo de 30 de setembro a 30 de novembro para aderir ao termo de compromisso municipal do Programa Saúde na Escola. Outros 1.559 municípios que passaram a se enquadrar nos critérios para adesão ao plano devem se inscrever até 30 de setembro.

Podem aderir os municípios com índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) menor ou igual a 4,5 e que tenham 70% ou mais de cobertura populacional por equipes saúde da família, ou que possuam escolas participantes do Programa Mais Educação. O termo de compromisso formaliza as metas das ações de prevenção, promoção e atenção à saúde dos escolares, para fins de transferência dos recursos do PSE.

O programa Saúde na Escola visa integrar e articular educação e saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população. O objetivo é promover ações de prevenção e atenção à saúde de crianças e jovens da rede pública de ensino.

A partir do exercício 2011/2012, o repasse de recursos será modificado. Os municípios receberão na assinatura do termo de compromisso 70% do valor a que têm direito, e o restante será repassado quando 70% das metas pactuadas forem atingidas.

Os municípios participantes podem aderir ao programa Saúde na Escola pela página do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação.

domingo, 7 de agosto de 2011

Prova Brasil

Nos anos em que a Prova Brasil e o Saeb são aplicados, as secretarias estaduais e municipais de educação e as escolas públicas da educação básica, que possuem turmas de quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do ensino fundamental e terceira série do ensino médio, recebem os cadernos Matrizes de Referência, Temas, Tópicos e Descritores.

Os cadernos trazem informações aos gestores e professores sobre os pressupostos teóricos que embasam a avaliação, os descritores e uma série de exemplos de itens (questões) sobre língua portuguesa e matemática das séries a serem avaliadas.

Palavras-chave: Prova brasil, saeb, avaliação da educação básica, matrizes de referência, matrizes

Livro Didático, Sugestões para catálogos podem ser enviadas até setembro

Quarta-feira, 03 de agosto de 2011 -
 
Está aberto o período para envio de sugestões de inclusão e alteração no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos e no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. Até o dia 30 de setembro, sistemas e redes de ensino, entidades representativas de classes, educadores, estudantes, além de instituições públicas e privadas poderão participar da chamada pública.

O período de recebimento das propostas de atualização, que vão desde alterações na carga horária até a inclusão de novos cursos, ocorre anualmente, nos meses de agosto e setembro. Informações como o perfil e a competência de cada profissional são encontradas nos guias, voltados para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, universidades e instituições particulares de ensino, além dos próprios estudantes.

O Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, criado em 2008, encontra-se sob a competência da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC). O documento reúne 185 diferentes nomenclaturas de cursos, distribuídas em 12 eixos. Antes dele havia cerca de 2.800 denominações distintas para cursos desta modalidade.

Já o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia pertence à área de atuação da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC. Lançado em 2006 para organizar e orientar a oferta de cursos superiores de tecnologia no país, o guia possui atualmente 113 cursos cadastrados, divididos em 13 eixos tecnológicos.

As sugestões para a atualização dos catálogos devem ser feitas no site do MEC, após um breve cadastro no sistema.

Acesse o sistema

Assessoria de imprensa da Setec
Palavras-chave: Educação profissional, catálogo de cursos, Setec

Ministério estabelece novas regras para cursos de especialização

Quinta-feira, 04 de agosto de 2011 -
 
O Ministério da Educação define novas regras para a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu. O parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE), homologado pelo ministro em exercício, José Henrique Paim, no dia 1º de agosto, extingue o credenciamento especial de instituições não educacionais – conselhos de classe, sindicatos, organizações profissionais – para a oferta de cursos de especialização (pós-graduação lato sensu).

Essas instituições poderão continuar a oferecer os cursos que serão considerados livres ou poderão ser credenciados na modalidade strictu sensu, como mestrado profissional, sujeitos à regulamentação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A exceção serão as escolas de governo, criadas e mantidas pelo poder público, que poderão oferecer cursos de pós-graduação lato sensu, independente de credenciamento especial do MEC.

Até agora, cerca de 100 instituições possuíam o credenciamento especial. Aos estudantes matriculados até 31 de julho de 2011, será assegurado o direito ao certificado do curso como pós-graduação. Ao todo, há cerca de 400 processos entre credenciamento e recredenciamento de instituições, que a partir de agora serão arquivados.

As novas regras para a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu serão publicadas nesta sexta-feira, 5, no Diário Oficial da União.

Assessoria de Comunicação Social
Palavras-chave: educação superior, lato sensu

domingo, 24 de julho de 2011

Abertas inscrições para programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA Ensino Médio)

Assessoria de Comunicação
Jovens e adultos a partir dos 18 anos e que estejam interessados em concluir o ensino médio podem se inscrever, até o dia 10 de agosto, nos módulos I e III da Educação de Jovens e Adultos (EJA Ensino Médio). O curso é oferecido pela secretaria de Educação (SE) em 631 escolas estaduais e, atualmente, atende a mais de 50 mil estudantes apenas na modalidade do ensino médio. A inscrição para o EJA deve ser realizada na escola onde o aluno irá estudar. Os documentos necessários são certidão de nascimento e identidade.

Para o módulo I, poderão se matricular estudantes egressos do 9° ano do ensino fundamental ou os reprovados do 1° ano do ensino médio. Já para o módulo III, os estudantes interessados devem ter concluído o 1° ano do ensino médio ou o 1° ano da escolaridade de EJA, assim como os alunos reprovados nesse módulo.

De acordo com o Censo Escolar, de 2007 a 2011 o Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Educação (SE), já atendeu mais de 400 mil estudantes no Programa de Educação de Jovens e Adulto nas modalidades fundamental (presencial e semi-presencial), ensino médio (presencial e semi-presencial) e integral (educação profissional) no ensinos fundamental e médio.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Haddad rejeita projeto que dispensa mestrado a professor universitário

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou ontem (12), ser contrário ao Projeto de Lei 222/2010, do Senado, que dispensa a obrigatoriedade de mestrado e doutorado para professores atuarem em universidades. Segundo Haddad, a presidenta da República, Dilma Rousseff, também não concordaria em reduzir a exigência de qualificação de professores da educação superior. Se aprovado no Senado, o projeto deve ainda passar pela Câmara dos Deputados, antes de chegar às mãos da presidenta, que poderá sancioná-lo ou vetá-lo.

domingo, 26 de junho de 2011

são joao em Natuba

Com a participação de todos os alunos, professores e pessoal administrativo. O são joão da Escola de Natuba foi um sucesso.
Ao som de forró, dançamos quadrilha mirin, juvenil e com os pares arrumados a alegria tomou conta de todos os presentes.
Os pais, que tambem estavam animados e felizes em ver seus filhos alegres em participar da festa que tem a força da tradição. E por falar em tradição, um dos momentos mais bonitos foi o desfile dos candidatos e candidatas a rei e rainha do milho. Os figurinos foram um destalhe e deram um brilho maior.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

O RAP DO DÍGRAFO ( PARÓDIA)

POR.SOLANE GOMES SANTANA,

Professora  do 5º Ano
Escola de Natuba

     TRABALHANDO GRAMÁTICA COM PARÓDIAS.
                                                                         
http://youtu.be/W0OxfMgfck4


EI, CONHECE OS DÍGAFOS
EU NÃO.
VOU TE DIZER.

CH, LH, NH, QU e GU,SS e RR (BIS)
E SÓ TEM ESSES.
HÃ! HÃ!

TEM MUITO MAIS
QUAIS SÃO?
SC, e o XC, mais o S com o Ç  cedilhado , cedilhado (BIS)

ESSE É O RAP DO DÍGRAFO.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Natuba é 100% na Educação

Mais um ano vencendo desafios.

Natuba consegue em seu terceiro ano consecutivo, atingir a meta da Secretaria de Educação do Estado. Somos 100%. Nosso empenho e dedicação vem em forma de Bonus, mas a nossa satisfação e alegria em saber que estamos no caminho certo para uma educação de Qualidade, nos motiva e impulsiona na busca de novas maneiras para o fazr pedagógico.

Nossos sinceros agradecimentos à todos que fazem a ESCOLA de NATUBA. Esse é apenas o começo de um história de sucesso.

Arvoré, e eu com isso?

Na manhã do dia 14 de junho, a turma de Natuba recebeu o espetáculo " Arvoré, e eu com isso?". A apresentação nos foi enviada pelo CPRH.

Todos ficaram encantados com a encenação do espetáculo que tinha com temática a preservação ambiental.
Durante toda a semana, o tema foi debatido em sala de aula. Os alunos querem repetir a dose de alegria e lição de cidadania e respeito ao meio ambiente.

Vejam as fotos...




quinta-feira, 2 de junho de 2011

Heleno Araujo expõe proposta do Governo a categoria

O presidente do SINTEPE faz explanação da proposta do Governo para categoria na Assembleia do dia 02 de Junho, no teatro do Colégio Salesiano.

Video, onde o presidente do SINTEPE expoe a proposta do governo para Educação.

http://youtu.be/5XZEO2bZ2Dg

Sintepe conquista 18,64% para professor

Sintepe conquista 18,64% para professor

A partir desse mês, os professores com formação em nível médio terão um reajuste de 13,59% no vencimento básico, enquanto os de nível superior terão um acréscimo de 18,64%, incluindo aposentados.
A conquista, aprovada pelos trabalhadores em educação do Estado na assembleia geral, nesta quinta-feira (2), no Teatro Boa Vista, é resultado da proposta construída pela comissão de negociação do Sintepe.
Com o aumento, os docentes que recebiam R$ 1.045 passarão a ganhar R$ 1.187,97, referentes ao Piso Salarial do Magistério estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC). Já o salário dos professores com formação superior sobe de R$ 1.055 para R$ 1.247,37.
O reajuste, que tem como base o professor com 40 horas semanais na carreira inicial, mantém as diferenças salariais de acordo com as faixas e classes no plano de cargos e carreiras.
“A diferença entre os salários de nível superior e nível médio, que aumentou de 0,95% para 5%, ainda é pequena, mas já motiva a qualificação dos profissionais”, afirmou Heleno Araújo, presidente do Sintepe.
O governo ainda vai pagar o retroativo de janeiro a junho – tendo em vista o artigo 5º da Lei do Piso, que prevê um reajuste a cada janeiro a partir de 2009 – para todos os professores, ativos e inativos, em dez parcelas a partir de agosto.
“Esse é um direito nosso que o sindicato conseguiu restabelecer, já que a sugestão do governo só abrangia parte dos servidores”, destacou o sindicalista. Também ficou definido que a entidade entrará com recurso na justiça contra a Lei Complementar 154 que incorporou a gratificação de 60% conhecida como “pó-de-giz”.
A proposta apresentada na assembleia desta quinta, onde mais de mil pessoas estiveram presentes, foi elaborada pela Mesa de Negociação Específica da Educação, a qual é formada por 10 representantes do Sintepe, além da CUT-PE, e pelos secretários de Administração, Ricardo Dantas, e Educação, Anderson Gomes.
Inicialmente, o sindicato encaminhou uma pauta de reivindicações, no dia 8 de abril, que foi recusada pelo governo. Este, por sua vez, ofereceu uma contraproposta também rejeitada na assembleia da categoria do dia 25 de maio.
Nela estavam previstos, entre outros pontos, os reajustes de 13,59% e 13,64% para docentes com nível médio e superior, a serem pagos no mês de julho, e o retroativo apenas para quem recebesse abaixo do piso.
O entendimento entre as partes se deu na última negociação, ontem à noite (2), na Secretaria de Planejamento, que se estendeu até por volta das 22h. “Vamos aguardar a conclusão das negociações dos outros estados para saber se ainda recebemos o pior salário do país. Se for, continuaremos denunciando a situação do professor em Pernambuco”, assegurou Heleno Araújo.
Apesar da aprovação da proposta, os trabalhadores decidiram por participar da paralisação de 24 horas, amanhã (3), com ato público em frente ao Expresso Cidadão do Cordeiro, a partir das 8h. A mobilização é promovida pelo Fórum de Servidores Estaduais (FSE), sob coordenação da CUT.
ATRASADOS – O governo também garantiu o pagamento, no período de julho a dezembro deste ano, dos processos administrativos já submetidos à deliberação da Câmara de Política Pessoal (CPP), até maio de 2011 e sem ressalvas. Esse valor corresponde aos atrasados de adicional noturno, licença-prêmio, gratificação de difícil acesso, etc.

Sobre o autor

Redação Portal Belmonte

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Amanda Gurgel

A solução - ou a salvação do Brasil, no dizer da professora - vem, sim, da educação. É a consciência de "Amandas Gurgel", estampada a giz no quadro da sala de aula precária que todos os muitos professores têm de enfrentar, a única arma capaz de alterar essa situação, interrompendo o ciclo. O problema, a meu sentir, é fazer com que a denúncia que hoje todos encampam, virtualmente, seja assumida por cada um, na vida real. É fazer de Amanda Gurgel mais que uma verdade virtual.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/opiniao/mat/2011/05/24/amanda-gurgel-uma-verdade-virtual-924531282.asp#ixzz1NQC2aPM9


A professora Amanda Gurgel, é a voz que os professores do Brasil necessitam...Coragem!!!

sábado, 21 de maio de 2011

Educação um ato de Cidadania

Por Leticia
Aluna do 4º ano da Escola de Natuba


Por Favor, Obrigado, Com Licença e Desculpe-me.

Essas palavrinhas moram na boca de todo mundo. Só que as vezes nós esquecemos delas. Mas elas precisam ser usadas, e é sempre bom tê las na ponta da lingua.

As coisas podem ser muito mais agradáveis quando elas participam do nosso dia.

Por isso, você pode e deve usá las sempre. Também podemos estudar o dicionário que são boas palavras para respeitar.

O QUE É MÃE

Por Iago do prado
Aluno do 5º ano da Escola de Natuba


Mãe é algo gostoso de se ter,
Mãe é alegria, carinho e tambem sermão.
Mãe é quem nos dá carinho quando estamos tristes.
Quando estamos alegres, ela nos faz sentir mais alegria ainda. Devemos tudo a nossa mãe.

foram nossas mães que passaram nove meses conosco na barriga.

Mãe é um pessoa sofrida, e bem na hora do nosso nascimento, imagina a alegria dela em ver aquele bebezinho de olhos pequeno chorando. Imagina os olhos dela chorando de alegria em nos ver nascer?

Mãe é uma jóia rara de se ter e vale mais do que todo dinheiro do mundo. Ela é uam parte de nossas vidas, é sangue do nosso sangue.

Isso é o  que é mãe.
Mas tem filhos que não daõ valor as mães. Uns Jogam em asilo, outros até machucam-nas.

É isso que mãe merece? Não.
Mãe merece nosso amor, nosso carinho. Mãe merece tudo. Devemos tudo a nossa mãe.
Até a nossa vida.

Obra Divina

                       Por Ivanildo Montenegro

Deus, na sua sabedoria plena,
quiz à terra seu filho enviar
e usou uma mulher pura
para o seu projeto concretizar.

Transformou Maria em Mãe
como Presente para a nação,
tão belo e doce fruto
que feita de coração

Nascida apenas para amar
doa o seu filho à nação;
que entrega por nós a vida
como forma de salvação.

Assim és tu!
Mãe da nova geração
que do teu filho cuidas
com tanta dedicação
para transformá-lo um dia,
no mais ilustre cidadão

Recebe o nosso abraço
e um forte aperto de mão
e Deus, na sua graça,
a luz da salvação,
porque és plena de fato
como obra de Criação.

        
        

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Mãe,minha homenagem

Saudades
Quando criança estava em teu colo
carregava-me em teus braços
acalentavas meu choro
cuidava do meu sono
...
Nos meus primeiros passos teu espanto e alegria
ouvi, meu filho!



era a palavra mais importante, bela e delicada...
Durante a noite olhava-me com tanto zelo
que o medo desaparecia...E assim me sentia
forte...
Eu tenho uma mãe!!!

Que saudade do seu abraço
do seu cuidado
saudade de tudo que vivemos...
Lembro das lagrimas que vi cair, escondidas, em teus olhos...

Como doí saber que muito tempo perdi na ignorancia
da minha juventude
na correria da minha falta de tempo
da minha ignorancia humana


Agora sei que tambem chorarei escondido
sofrerei as dores da solidão e da incerteza...
a saudade...

Te amo e amarei até a eternidade...

EU TENHO UMA MÃE!!!

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Enchente prejudica economia de Vitória de Santo Antão

Enchente prejudica economia de Vitória de Santo Antão

Da Redação do pe360graus.com        


As enchentes em Pernambuco trouxeram muitos prejuízos para a economia de municípios da Mata Sul. Em Primavera, comerciantes perderam mercadorias e equipamentos. Em Vitória de Santo Antão, a produção de hortaliças ficou comprometida.


Na cidade de Vitória, quem vive da lavoura, como os pequenos agricultores dos distritos de Natuba e Figueira, sofreu com a enchente. Grande parte das plantações foi dizimada pela enxurrada e as cercas ainda estão cheias de mato trazido pela água do rio Natuba.


Vitória de Santo Antão é um dos principais produtores de hortaliças de Pernambuco. Toda semana saíam daqui entre 250 e 300 caminhões para abastecer quatro Estados. Toda essa produção foi comprometida pela enchente.


O agricultor João Nunes quis mostrar como ficou a lavoura dele. O jiló que ele plantava não pode mais ser comercializado. Como tantos outros por aqui, ele ainda não conseguiu voltar a plantar.


“Não dá mais pra plantar. Só daqui a um mês ou mais, quando fizer um ‘bocado’ de dia de sol”, disse.


Em Primavera, cidade atingida pela enchente do rio Ipojuca, a parte baixa da cidade foi inundada. O único posto de combustível do município ficou parado.


Nesta quinta-feira (1º), um funcionário do posto mostrou até onde a água chegou nas bombas de combustível. Só depois de três dias, o posto voltou a funcionar. No mercadinho, os donos conseguiram salvar quase toda a mercadoria quando a água começou a subir. Mesmo assim, houve prejuízo.


Na pequena barbearia, o cabeleireiro perdeu o móvel, equipamentos e produtos e teve de trocar o forro das cadeiras. “a água chegou a quase um metro de altura, estragou meu móvel e minhas cadeiras. Perdi máquina, secador, muito material de cabelo”, informou o cabeleireiro Antônio dos Santos.


Nem o armazém de construção escapou. O proprietário, Américo Santana, acredita que vai levar de seis meses a um ano para se recuperar: “o prejuízo foi grande. Quase 200 sacos de cimento, telha, tinta em pó e outras coisas como lona, rolos de porta”, declarou.


Uma ponte que liga Primavera a Escada, está sem uso porque a enxurrada levou parte da estrada de barro. Em uma área ribeirinha, 1,5 mil pessoas tiveram que deixar as casas.


PALMARES
No município de Palmares, também na Mata Sul, a chuva voltou a cair no final da tarde. A chuva é fina, mas não para e deixa os moradores apreensivos, pois temem novas enchentes. A previsão do Laboratório de Meteorologia de Pernambuco (Lamepe) é de que o tempo permaneça nublado, com possibilidades de chuvas no litoral, Zona da Mata e Agreste. De acordo com o Lamepe, as chuvas devem ser rápidas.


De acordo com A Celpe, a energia foi restabelecida nas zonas urbanas dos municípios da Mata Sul. A Exceção é o bairro das pedreiras, em Palmares. A previsão é que o conserto seja realizado até este sábado (3).







































Enchente em vitoria

Mais uma enchente na cidade de vitoria de Santo Antão. Familias desalojadas, transtornos e prejuizos...Esse é o cenário atual.

Enchente prejudica economia de Vitória de Santo Antão e Primavera

Da Redação do pe360graus.com
As enchentes em Pernambuco trouxeram muitos prejuízos para a economia de municípios da Mata Sul. Em Primavera, comerciantes perderam mercadorias e equipamentos. Em Vitória de Santo Antão, a produção de hortaliças ficou comprometida.

Na cidade de Vitória, quem vive da lavoura, como os pequenos agricultores dos distritos de Natuba e Figueira, sofreu com a enchente. Grande parte das plantações foi dizimada pela enxurrada e as cercas ainda estão cheias de mato trazido pela água do rio Natuba.

Vitória de Santo Antão é um dos principais produtores de hortaliças de Pernambuco. Toda semana saíam daqui entre 250 e 300 caminhões para abastecer quatro Estados. Toda essa produção foi comprometida pela enchente.

O agricultor João Nunes quis mostrar como ficou a lavoura dele. O jiló que ele plantava não pode mais ser comercializado. Como tantos outros por aqui, ele ainda não conseguiu voltar a plantar.

“Não dá mais pra plantar. Só daqui a um mês ou mais, quando fizer um ‘bocado’ de dia de sol”, disse.

Em Primavera, cidade atingida pela enchente do rio Ipojuca, a parte baixa da cidade foi inundada. O único posto de combustível do município ficou parado.

Nesta quinta-feira (1º), um funcionário do posto mostrou até onde a água chegou nas bombas de combustível. Só depois de três dias, o posto voltou a funcionar. No mercadinho, os donos conseguiram salvar quase toda a mercadoria quando a água começou a subir. Mesmo assim, houve prejuízo.

Na pequena barbearia, o cabeleireiro perdeu o móvel, equipamentos e produtos e teve de trocar o forro das cadeiras. “a água chegou a quase um metro de altura, estragou meu móvel e minhas cadeiras. Perdi máquina, secador, muito material de cabelo”, informou o cabeleireiro Antônio dos Santos.

Nem o armazém de construção escapou. O proprietário, Américo Santana, acredita que vai levar de seis meses a um ano para se recuperar: “o prejuízo foi grande. Quase 200 sacos de cimento, telha, tinta em pó e outras coisas como lona, rolos de porta”, declarou.

Uma ponte que liga Primavera a Escada, está sem uso porque a enxurrada levou parte da estrada de barro. Em uma área ribeirinha, 1,5 mil pessoas tiveram que deixar as casas.

PALMARES
No município de Palmares, também na Mata Sul, a chuva voltou a cair no final da tarde. A chuva é fina, mas não para e deixa os moradores apreensivos, pois temem novas enchentes. A previsão do Laboratório de Meteorologia de Pernambuco (Lamepe) é de que o tempo permaneça nublado, com possibilidades de chuvas no litoral, Zona da Mata e Agreste. De acordo com o Lamepe, as chuvas devem ser rápidas.

De acordo com A Celpe, a energia foi restabelecida nas zonas urbanas dos municípios da Mata Sul. A Exceção é o bairro das pedreiras, em Palmares. A previsão é que o conserto seja realizado até este sábado (3).

Enchente prejudica economia de Vitória de Santo Antão e Primavera

sábado, 23 de abril de 2011

Tantas palavras: Páscoa de Natuba

Tantas palavras: Páscoa de Natuba: "A pásca da nossa Escola foi comemorada em grande estilo... Iniciamos a semana da páscoa com uma festa e distribuição de chocolates...Os pro..."

Tantas palavras: paixao de cristo da Natuba

Tantas palavras: paixao de cristo da Natuba: "Com muito empenho e carinho, os alunos e a professora Cecilia Lopes, encenaram o espetáculo, A paixao de Cristo. Com a participação de alu..."

paixao de cristo da Natuba


Com muito empenho e carinho, os alunos e a professora Cecilia Lopes, encenaram o espetáculo, A paixao de Cristo.
Com a participação de alunos do 2º ano ao 9º ano, o espetáculo foi realizado as 17 horas do dia 19 de abril, no pátio externo da Escola de Natuba.

Foi mais um momento pra ser guardado em nossas boas lembranças. A comunidade presente e participando.


Na apresentação da Paixão... todos concentrados e superando nossas expectativas.